A questão contábil é uma obrigação que o empreendedor deve atender. Por isso, muitas vezes é vista como algo burocrático e desafiador. Mas afinal: você sabe qual a importância da gestão contábil dentro de uma empresa? É através dela que ocorre a administração do seu negócio. Vamos entender mais um pouco sobre isso e ver como ela está entrelaçada com o sucesso da empresa.
A gestão contábil é a responsável pela administração e controle das informações, dados, registros e documentos relacionados às situações financeira e patrimonial de um empreendimento.
A resposta é um enorme SIM! A contabilidade é um instrumento que, quando bem gerida, é a chave para elevar os resultados. Porém, quando não bem administrada, os efeitos podem ser desastrosos, como problemas com o Fisco (o Fisco é um órgão federal responsável por fiscalizar toda e qualquer pessoa, física e jurídica, no que se refere a impostos) e até mesmo pagamento de impostos desnecessários - o que dificulta o crescimento da sua empresa.
Com a contabilidade é possível formar estratégias, objetivos e metas para executar dentro da empresa, pois é através dela que vemos os resultados, tanto positivos quanto negativos, dando margem para a mudança de um planejamento e, finalmente, alcançar o sucesso.
A área em que sua empresa atua não faz diferença somente para o tipo de serviço que ela faz ou vende. Diferentes áreas exigem diferentes gestões, o que exige diferentes necessidades dentro da fiscalização. Por isso, é importante tomar cuidado com esses detalhes na hora de fazer a contabilidade, a recomendação é sempre procurar uma contabilidade especializada no seu ramo de atuação.
Existe uma série de desafios que os empreendedores enfrentam diariamente quando o assunto é administrar as questões envolvendo a parte contábil do seu negócio. Entre elas estão:
- Falta de entendimento quanto à sua importância
Quando os empreendedores vão abrir uma empresa, muitos não entendem sobre contabilidade e tudo o que ela envolve, por conta disso deixam essa questão de lado, negligenciando sua importância. Sem a gestão contábil adequada não se tem controle das informações, nem do que entra e sai no financeiro. O abandono desse setor acaba gerando acúmulo das funções e problemas legais pela falta e cumprimento das leis.
- Planejamento ineficaz
Sem um bom plano de negócio é impossível ter prosperidade. É com ele que elencamos os objetivos do negócio e as ações necessárias para atingi-los. O planejamento concede um caminho pelo qual trilhar, possibilitando conhecer o mercado e suas nuances, e dessa forma, estar preparado para possíveis reviravoltas que o mercado de trabalho possa jogar na sua direção.
- Informações e dados imprecisos
Com a falta de conhecimento sobre o sistema dentro da contabilidade é muito fácil esquecer alguma informação, ou até passar a informação errada. Esse deslize acaba gerando problemas legais no futuro, ficando sujeito a multas e atuações quando o órgão responsável for analisar sua contabilidade. Além de tudo, impedindo a elaboração de relatórios que trazem um panorama sobre a própria empresa.
- Negligenciar o planejamento tributário
A carga tributária é intensamente complexa, não planejar o pagamento dos tributos é um erro fatal. Pois, de forma mais direta, o planejamento tributário tem o objetivo de reduzir o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o negócio, através da gestão do pagamento de tributos de uma empresa, além de desempenhar o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela. O planejamento permite que ocorra o enquadramento da empresa no regime tributário mais adequado e o conhecimento de outras particularidades fiscais, que variam de acordo com o ramo de atividade, estrutura de capital, entre outras. Isso viabiliza cumprir a correta escrituração das operações e o pagamento dos impostos nos prazos previstos.